A Prefeitura de São Pedro da Aldeia inaugura, nessa sexta-feira, 23, o novo Cine São Pedro, no bairro Nova São Pedro, entregue através do programa federal “Cinema da Cidade”, que visa a construção ou reabertura de cinemas em cidades com população entre 20 e 100 mil habitantes.
Iniciadas em junho de 2021, as obras de construção do Cine São Pedro somaram aproximadamente 4,7 milhões de reais de investimentos, resultado de um convênio firmado com o governo federal, através da Agência Nacional de Cinema (ANCINE).
Os investimentos para a construção do espaço foram feitos através de financiamento da Caixa Econômica Federal (CEF), com execução das obras sob a responsabilidade da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa do Rio.
Para a inauguração, o Cine São Pedro, que conta com suas salas com capacidade para 78 e 96 lugares, com o compromisso de atender a população com ingressos populares, contará com um show do cantor Buchecha, às 18h.
Em seguida, às 19h, o público poderá acompanhar a exibição do filme “Nosso Sonho”, inspirado na trajetória do cantor e de seu ex-parceiro, Claudinho, com quem fez uma das duplas mais marcantes do funk carioca, e que conquistou o país.
Para a exibição do filme, o espaço contará ainda com um telão que será instalado na área externa do complexo, através do projeto “Cine Enel”, com realização da Novo Traço e patrocínio da Enel Distribuição Rio, via Lei de Incentivo à Cultura, permitindo que ainda mais pessoas possam participar da festa.
“A entrega do Cine São Pedro é uma grande conquista para a nossa cidade e um marco na valorização da cultura e do lazer. Essa obra, fruto de uma importante parceria com o Governo do Estado e o Governo Federal, atende a um desejo antigo da nossa população, que agora poderá contar com um espaço moderno e acessível, sem precisar se deslocar para outros municípios para ir ao cinema. Temos muito orgulho de poder entregar esse equipamento no mês de aniversário da cidade; é um verdadeiro presente para todos os aldeenses”, celebrou o prefeito Fábio do Pastel (PL).
Segundo o governador Cláudio Castro (PL), a inauguração em São Pedro da Aldeia também ressalta a prioridade do governo, que conseguiu duas unidades do programa federal para cidades do interior fluminense.
“A inauguração do ‘Cinema da Cidade’ em São Pedro da Aldeia representa mais do que um espaço de exibição de filmes: é um símbolo de inclusão e de cidadania. As duas unidades do programa estão no Rio de Janeiro, demonstrando que o nosso Estado está na vanguarda da democratização do acesso à cultura no Brasil. As unidades no interior do Estado também mostram que não levamos cultura apenas para a capital, olhamos para todas as regiões”, comentou Cláudio Castro.
Além de São Pedro da Aldeia, a outra cidade que conseguiu aderir ao programa foi a cidade de Miracema, na Região Noroeste Fluminense, que teve o Cine Miracema inaugurado no último dia 7 de julho de 2024.
Desde então, a unidade, que tem capacidade para 120 lugares, sendo uma sala com 53 e outra com 67 lugares, já recebeu mais de 26 mil espectadores desde a abertura, o que resulta em uma média de mais de 2.400 espectadores por mês.
Para o secretário de Cultura, Thiago Marques, a inauguração do Cine São Pedro representa uma conquista para o município, mas especialmente no âmbito social, que permitirá que os moradores possam acompanhar os mesmos filmes em exibição nas grandes redes de cinema, mas com preços populares.
“A chegada do Cine São Pedro é um divisor de águas para a cultura aldeense. Mais do que um cinema, esse espaço representa um novo tempo de acesso, formação e fruição artística para a nossa população. É um espaço que vai inspirar, emocionar e educar. Um cinema público, democrático e acessível, que nasce para atender todas as idades e ‘fomentar’ o desenvolvimento cultural e econômico da cidade. É uma realização coletiva que nos enche de orgulho”, afirmou Thiago Marques.
Localizado na Rua Francisco Santos, s/n, no Nova São Pedro, o novo complexo cultural do Cine São Pedro foi construído em um terreno de 2.739 metros quadrados (m²), cedido pela prefeitura, e conta com uma sala 2D com 96 lugares, e uma sala 3D com 78 lugares, totalizando 174 lugares.
Segundo a prefeitura, todo o espaço foi planejado com critérios de acessibilidade, garantindo inclusão para cadeirantes, pessoas com deficiências motoras e obesidade, e uma estrutura que oferece ainda bilheteria, bomboniere, sala administrativa, vestiários, sanitários masculino e feminino, além de ambientes de circulação livre.