Arraial do Cabo deu início nesta quarta-feira (4) à Semana do Orgulho LGBTI+, uma agenda marcada pela valorização da diversidade, pelo fortalecimento da cidadania e pela promoção do respeito. Até o dia 7 de setembro, a cidade sedia atividades culturais, encontros de diálogo, apresentações musicais e a tradicional Parada do Orgulho, que acontece no domingo (7), às 15h, em frente ao Estádio Barcellão.
A programação começou com o evento Cores do Turismo, realizado no Centro Cultural Manoel Camargo. Já na sexta-feira (5), o destaque será o pôr do sol “Com Orgulho”, na Praia Grande, às 16h30, seguido pela Caravana do Orgulho, em parceria com a Parada de São Pedro da Aldeia.
No sábado (6), a agenda terá início às 10h, novamente no Centro Cultural Manoel Camargo, com a roda de afeto e resistência Orgulho que Acolhe. Às 13h, acontece o passeio do Barco do Orgulho, partindo da Praça do Covas, e, à noite, o El Farol Bar recebe a Festa Pré-Parada, com pagode e DJ.
O momento mais esperado será no domingo (7), quando moradores, visitantes e militantes se reúnem para a Parada do Orgulho LGBTI+ de Arraial do Cabo, em um ato coletivo em defesa da igualdade, do amor e do direito à diversidade.
A realização da Semana do Orgulho é do movimento Arraial Free, com apoio da Prefeitura de Arraial do Cabo, do Centro de Cidadania LGBT Baixada Litorânea, do programa Rio Sem LGBTIfobia e do Governo do Estado.