Hoje (20), em Arraial do Cabo, foi avistado o impressionante peixe-lua (Mola mola), um dos maiores e mais curiosos habitantes do oceano. Ao invés de ser confundido com um tubarão, esse gigante aproveita as águas costeiras para realizar um processo natural de “limpeza de pele”. Ele nada de lado na superfície, atraindo peixes e até gaivotas que removem os parasitas de sua pele, garantindo seu bem-estar e, ao mesmo tempo, cumprindo uma função ecológica vital para o equilíbrio dos ecossistemas marinhos.
O peixe-lua, que pode alcançar mais de 3 metros de comprimento e pesar até 2,7 toneladas, é atraído por fenômenos como a ressurgência, que leva águas profundas e ricas em nutrientes até a superfície. Embora viva nas profundezas, o Mola mola sobe para dar esse “passeio” e se beneficiar da interação com outras espécies.
Esse animal, com sua forma arredondada e sem um rabo evidente, se tornou um dos mais intrigantes habitantes dos oceanos. Ao encontrar um desses seres impressionantes, lembre-se de admirar à distância e evitar qualquer forma de interferência, para preservar sua presença e a saúde dos ecossistemas marinhos.
Registro feito por @droneadventuresbr