Entre os dias 21 e 23 de julho, Arraial do Cabo realiza as Pré-Conferências Municipais dos Direitos da Mulher. Organizados pela Prefeitura, os encontros buscam ampliar a escuta e construir propostas que reflitam as reais demandas das mulheres da cidade. O tema central é direto e urgente: “Mais democracia, mais igualdade e mais conquistas para todas”.
As atividades são coordenadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Renda e Direitos Humanos, por meio da Superintendência dos Direitos da Mulher, e servem como preparação para a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Mulher de Arraial do Cabo, agendada para 28 de julho, das 8h às 17h, no Centro Educacional e Cultural Manoel Camargo.
Com uma proposta descentralizada, as pré-conferências acontecerão em três locais diferentes para garantir o engajamento da população dos bairros e distritos:
21/07, às 14h – CRAS Francisco Rodrigues (Monte Alto)
Eixo I: Desafios e avanços rumo à autonomia, igualdade e equidade de gênero.
22/07, às 14h – CRAS José Henrique da Silva (Figueira)
Eixo II: Diversidade de gênero e combate às discriminações, ao racismo e à violência.
23/07, às 14h – Círculo Operário (Macedônia)
Eixo III: Garantia de acesso às políticas públicas e promoção da saúde, trabalho e autonomia econômica das mulheres.
A mobilização da sociedade civil é essencial. A participação coletiva fortalece a elaboração de políticas mais justas, representativas e eficazes. É um momento-chave para que as mulheres da cidade, em sua diversidade, tenham voz ativa na definição das ações que impactam diretamente suas vidas.