Mulheres marcham nas ruas de Araruama pelo fim da violência doméstica

Uma mobilização realizada pela Superintendência de Defesa da Mulher movimentou as ruas do centro de Araruama nessa quinta-feira, 28, reunindo dezenas de mulheres em uma caminhada de combate à violência contra a mulher.

Batizada de “Marcha de Combate à Violência Contra a Mulher”, a ação marcou o fim da programação da campanha do Agosto Lilás no município, com a presença da prefeita Daniela Soares (PL), e da vice-prefeita e secretária de Política Social, Trabalho, Habitação Terceira Idade e Desenvolvimento Humano, Verônica do Café Capri (NOVO).

Durante o percurso, mulheres de diferentes idades caminharam lado a lado, levando faixas, cartazes e palavras de ordem, com o objetivo de conscientizar comerciantes, pedestres e toda a população sobre a necessidade da luta contra esse tipo ainda tão comum de violência.

Seguindo o tema da campanha nacional “Não deixe chegar ao fim da linha: Ligue 180”, incentivando as mulheres a romper o silêncio muitas vezes causado pelo medo, reforçando a importância de denunciar qualquer tipo de violência.

“Hoje caminhei junto a tantas mulheres incríveis na ‘Marcha de Combate à Violência Contra a Mulher’. Foi um ato de coragem, união e esperança. Mostramos que Araruama não aceita nenhum tipo de violência. Cada passo foi um gesto de respeito, igualdade e solidariedade. Cada olhar reforçou que, quando estamos juntas, construímos um futuro de dignidade e liberdade para todas as mulheres. Mulheres fortes. Mulheres livres. Mulheres unidas”, escreveu a prefeita Daniela Soares, nas suas redes sociais.

“Hoje quero parabenizar a Superintendência da Mulher de Araruama pela belíssima realização da Marcha da Violência Contra a Mulher. Um momento de união, força e luta em defesa dos direitos das mulheres. Como vice-prefeita, me orgulho de fazer parte dessa caminhada e reforço meus parabéns à nossa prefeita Daniela Soares, que conduz sua gestão com um olhar sensível, comprometido e firme na luta em favor das mulheres. Seguimos juntas e fortes por uma sociedade mais justa e igualitária!”, completou Verônica do Café Capri, também atrás das redes sociais.

O evento percorreu as ruas reforçando a importância do enfrentamento à violência doméstica, especialmente através de denúncias, que podem ser feitas através de ligações para o Disque 180, canal nacional que funciona 24 horas por dia, de forma gratuita e sigilosa.

Em Araruama, as mulheres ou qualquer pessoa que presencie casos de violência contra a mulher, pode entrar em contato com a Superintendência de Defesa da Mulher, que recebe denúncias anônimas pelo WhatsApp através do número (22) 99244 9900.

Sair da versão mobile